Educação nos dias de hoje

Neste mundo marcado pelas mudanças, o Instituto Santa Paula tem clareza do indivíduo que busca formar. Vivemos no que se convencionou chamar “Sociedade da Informação”, na qual o conhecimento é o bem de maior valor. Terá mais chances de realização pessoal e profissional a pessoa autônoma e competente, ativa em relação à aprendizagem, capaz de identificar e solucionar problemas, capaz de estudar e pesquisar continuamente, buscar grandes quantidades de dados em diversas mídias, organizá-los e transformá-los em conhecimento aplicável. Daí a importância do domínio da tecnologia (principalmente a Informática) e de uma segunda língua (principalmente o Inglês), como instrumental contemporâneo básico. Cabe à escola, portanto, dar aos alunos as chaves de decifração do conhecimento.

O Instituto Santa Paula, por trabalhar com alunos dos 3 aos 16 anos, participa, juntamente com a família, da formação dos valores morais e sociais da criança e do jovem. É também dentro do período de aprendizagem formal que o aluno deverá aprender a se conhecer, a se automotivar, a compreender o outro e a se fazer compreender, a gerar empatia, a persistir diante de frustrações, ou seja, a se desenvolver emocionalmente.

Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. Assim, a escola desenvolveu um programa de capacitação contínua e rigorosos critérios de seleção de profissionais. Semanalmente, os professores têm reuniões com os orientadores e assessores para trocar informações, refletir sobre questões pedagógicas e temas da atualidade.